O avô do Dylan, pessoa entusiasmada, alegre, que transmite boas coisas, falece no início do filme, deixando seu legado. O avô foi considerado o melhor professor do ano por 43 vezes seguidas, pois era uma pessoa muito querida que transmitia boas energias e animava o ambiente em que estava.
Dylan vai estudar na escola em que seu avô lecionava e onde seu pai trabalha atualmente como professor de química, mas diferente do avô, seu pai Mett tem práticas tradicionais, apáticas e desmotivadoras. E para ampliar a sua rivalidade aparece um professor novo, cheio de ideias, o que contraria seu pensamento, pois ele não concordava com as práticas divertidas do professor D, e tentava se sobressair de todas as maneiras contra o seu “oponente”, o investigando, seguindo, tentando derruba-lo. O motivo dessa “aversão” possivelmente era a inveja, a vontade de querer ser igual ao professor D querido e admirado por todos como era também o seu pai.
As práticas e as metodologias do professor D eram diferentes, criativas, ousadas e animadas. De acordo com Dylan, aluno, ele tratava os alunos como amigos. Suas aulas eram em ambientes diversos, utilizava cenários, fantasias, objetos, trazia realmente a vivência da história na prática. A razão de todo esse acolhimento está no espírito alegre do professor D, que inspirava pessoas por todo o lugar que passava, inclusive os outros professores que foram reconhecendo seu valor, até mesmo Mett. Felizmente essa obsessão foi desaparecendo quando ele reconheceu que cometeu um engano.
O professor D deixou lições de vida para todas as pessoas, ensinou que o mais importante não é vencer. Ele foi um professor criativo e inovador, e rompeu as práticas tradicionais. No final do filme, o professor Mett aprende novas metodologias e as desenvolve inspiradas no seu então rival. As práticas pedagógicas da escola Fallbrook passaram a ser criativas e inovadoras, visto que os resultados são melhores, pois os alunos de fato aprendem as tarefas e também sobre questões da vida.
O que leva uma pessoa ser insubstituível é a forma como ela faz a diferença na vida das pessoas. E o Professor D assim como o avô de Dylan forma pessoas insubstituíveis.
0 comentários:
Postar um comentário