segunda-feira, 16 de setembro de 2019

A lagarta da primavera - Ruth Rocha

_Grande comício na floresta! Bem no meio da clareira, debaixo da bananeira!

Dona formiga convocou a reunião. _Isso não pode continuar!

_Não pode não! Apoiava o camaleão.

_É um desaforo. A formiga gritava. _É um desaforo!

_É mesmo. O camaleão concordava.

A joaninha que vinha chegando naquele instante perguntava: Qual é o desaforo, hein?

_É um desaforo o que a lagarta faz!

_Come tudo o que é folha! Reclamava o Louva-a-deus.

_Não há comida que chegue!

A lagartixa não concordava: _Por isso não que as senhoras formigas também comem.

_È isso mesmo! Apoiou o camaleão que vivia mudando de opinião.

_É muito diferente, depois a lagarta é uma grande preguiçosa, vive lagarteando por aí.

_Vai ver que a lagartixa é parente da lagarta. Disse o camaleão que já tinha mudado de opinião.

_Parente não! Falou a lagartixa. _É só uma coincidência de nome!

_Então não se meta!

_Abaixo a lagarta! Disse o gafanhoto. _Vamos acabar com ela!

_Vamos sim! Gritou a libélula. Ela é muito feia!

O Senhor Caracol ainda quis fazer um discurso: _É, minhas senhoras e meus senhores, como é para o bem geral e para a felicidade nacional, em meu nome e em nome de todo mundo interessado, como diria o conselheiro Furtado, quero deixar consignado que está tudo errado. Mas como o caracol era muito enrolado, ninguém prestava atenção no coitado.

Já estavam todos se preparando para caçar a lagarta.

_Abaixo a feiúra! Gritava aranha como se ela fosse muito bonita.

_Morra comilona! Exclamava o Louva-a-deus como se ele não fosse comilão também.

_Vamos acabar com a preguiçosa! Berrava a cigarra esquecendo a sua fama de boa vida.

E lá se foram eles, cantando e marchando:

_Um, dois, feijão com arroz, três, quatro, feijão no prato.

_Um, dois, feijão com arroz, três, quatro, feijão no prato.

Mas, a primavera havia chegado, por toda a parte havia flores na floresta, até parecia festa. Os passarinhos cantavam e as borboletas, quantas borboletas de todas as cores, de todos os tamanhos borboletearam pela mata. E os caçadores procuravam pela lagarta:

_Um, dois, feijão com arroz, três, quatro, feijão no prato.

_Um, dois, feijão com arroz, três, quatro, feijão no prato.

E perguntavam para as borboletas que passavam:

_Vocês viram a lagarta que morava na amoreira? Aquela preguiçosa, comilona, horrorosa.

As borboletas riam, riam, iam passando e nem respondiam. Até que veio chegando uma linda borboleta.

_Estão procurando a lagarta da amoreira?

_Estamos sim. Aquela horrorosa, comilona.

E a borboleta bateu as asas e falou:

_Pois, sou eu.

_Não é possível! Não pode ser verdade! Você é linda!

E a borboleta sorrindo explicou:

_Toda lagarta tem seu dia de borboleta, é só esperar pela primavera.

_Não é possível, só acredito vendo!

_Venha ver! Isso acontece com todas as lagartas. Eu tenho uma irmã que está acabando de virar borboleta.

Todos correram para ver. E ficaram quietinhos espiando. E a lagarta foi se transformando, se transformando até que de dentro do casulo nasceu uma borboleta.

Os inimigos da lagarta ficaram admirados

_É um milagre!

_Bem que eu falei. Disse o camaleão que já tinha mudado de opinião.

E a borboleta falou: _É preciso ter paciência com as lagartas se quisermos conhecer as borboletas.

Mural da Primavera

Uma ideia legal para trabalhar na primavera é o poema de Vinicius de Morais "As Borboletas", além de trabalhar o letramento na educação infantil com diferentes gêneros textuais ainda possibilita a arte e a representação. No cartas abaixo as crianças pintaram a cartolina com diferentes cores em tinta e depois foi recortado e colado as borboletas e flores. E a árvore feitas com mãozinhas para representar o dia da árvore que está chegando.


Brancas
Azuis
Amarelas
E pretas
Brincam
Na luz
As belas
Borboletas.

Borboletas brancas
São alegres e francas.

Borboletas azuis
Gostam muito de luz.

As amarelinhas
São tão bonitinhas!

E as pretas, então...
Oh, que escuridão!

segunda-feira, 20 de maio de 2019

Alfabeto com a Família Silábica

As crianças são muito visuais, portanto é importante na alfabetização se trabalhar com figuras que relacionem as palavras, por exemplo, A do avião, B da Bola, e também para se se ampliar o repertório de aprendizagem das famílias silábicas, você pode trabalhar palavras para cada uma das sílabas de sua família. 
CLIQUE AQUI e baixe o arquivo.


A história do ÃO


ERA UMA VEZ... A LETRINHA A
QUE ADORAVA DORMIR EMBAIXO
DE UMA ÁRVORE DE MAÇÃS.

UM DIA QUANDO A LETRA A
ESTAVA DORMINDO, UMA MAÇÃ
CAIU EM CIMA DA SUA CABEÇA
E ELA GRITOU AI!

A LETRINHA A COMEÇOU A CHORAR
ÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃ
E EM CIMA DA SUA CABEÇA
FORMOU UM GALO ENORME
ELA PASSOU A TER O ACENTO
~ TIO E A
FAZER O SOM DE Ã

A LETRA O SENDO MUITO AMIGO
DA LETRINHA A, VIU ELA
CHORANDO E FOI AJUDAR.
- NÃO CHORE LETRA A,
VOU FICAR SEMPRE DO SEU LADO.

ENTÃO, TODA VEZ QUE
LETRA A TEM UM GALO
NA CABEÇA, A LETRINHA O ESTÁ
LÁ PARA ACOMPANHA-LA
E JUNTOS FAZEM
O SOM DE ÃO.
PRESENTES NA PALAVRA
AVIÃO
CAMINHÃO
JOÃO...


Imprima AQUI




A história do Alfabeto


ERA UMA VEZ... UM CASTELO
ENCANTADO, ONDE MORAVA A FADA
ROSA E TODAS AS LETRINHAS DO
ALFABETO.


EM OUTRO CASTELO, MAIS DISTANTE,
VIVIAM OS NÚMEROS E A FADA AZUL,
QUE ADORAVAM FAZER FESTAS.
UM DIA A FADA AZUL CONVIDOU AS
LETRAS PARA UMA GRANDE FESTA EM
SEU CASTELO.


PORÉM, A FADA ROSA NÃO DEIXOU AS
LETRAS SAÍREM. POIS, ESTAVA PARA
CAIR UMA GRANDE TEMPESTADE.
MAS ALGUMAS LETRAS SAÍRAM
ESCONDIDAS E FORAM PARA A FESTA.
AS VOGAIS OBEDECERAM A FADA E
FICARAM NO CASTELO.
A E I O U

QUANDO ESTAVAM VOLTANDO
PARA CASA, COMEÇOU A
TEMPESTADE.
COM MUITOS RAIOS E TROVÕES.
UM RAIO CAIU NA LETRA H E ELA
FICOU MUDA. AS OUTRAS LETRAS
FICARAM ASSUSTADAS.


QUANDO CHEGARAM AO CASTELO,
LEVARAM UMA BRONCA DA FADA ROSA.
E TAMBÉM UM CASTIGO: NUNCA MAIS
TERIAM SOM PRÓPRIO, SEMPRE
DEVERIAM ANDAR COM UMA VOGAL.
E FOI ASSIM QUE SURGIRAM AS
PALAVRAS...

Método Fônico - A história das vogais com a Abelhinha

O método fônico é muito eficaz para alfabetizar crianças, para isso foi desenvolvido uma história, trabalhando o lúdico, a sonoridade e a imaginação, a história tem continuação e apresenta todas as letras, mas abaixo apresenta as vogais, primeiras letras a serem ensinadas. CLIQUE AQUI e baixe a história.


Baixe atividades para festa junina

CLIQUE AQUI e baixe atividades para serem trabalhadas no mês de junho.


 

Pedagogia Ideias Template by Ipietoon Cute Blog Design